quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Cinema Clássico: E o vento levou!


Hoje iremos relembrar aquele que pode ser considerado por muitos o clássicos dos clássicos, como descrever e o vento levou? O filme de maior bilheteria da história, é incrível em todos os sentidos, sua história que comove, encanta, diverte e prende qualquer pessoa até hoje, suas cenas extremamente bem feitas, tanto com relação a atuação mas também na construção de detalhes, em 2019 se completa 80 anos desde a sua estreia, e é incrível como ainda continua perfeito após tanto tempo!



Resumo: Baseado no romance de Margareth Mitchell, adaptado para o cinema em 1939, conta a história de Scarlett O´hara (Vivivan Leigh) uma garota que vive com os pais em uma grande plantação em sua fazenda Tara. Muito fútil e mimada, ela sempre foi apaixonada por Ashley Wilkes (Leslie Howard) porém ele vive um belo romance com Melanie Hamilton (Olívia de Havilland) prima de Scarlett, mas quando a guerra entre o Norte e o Sul se aproxima, a protagonista se vê disposta a tudo para salvar sua fazenda e sobreviver em meio a fome e o sofrimento, ela conta também com seu parceiro, o golpista Rhett Buttler (Clark Gable) que é apaixonado por ela.





 O roteiro de Sidney Howard dividi o filme em duas partes: Na primeira, é mostrado a vida de Scarlett, como era o dia a dia dos patrões e seus escravos na época, os costumes e bailes que existiam, até que a guerra se inicia e vemos a protagonista lutando para sobreviver em meio ao caos, e termina com o juramento que ela faz de que nunca mais passará fome novamente. Já na segunda parte, vemos Scarlett como a nova administradora de Tara, subindo de vida a qualquer custo, a vida e a família que ela constrói com Rhet até o surpreendente final.


Cenas intensas fazem parte do filme que são dirigidas com maestria, como por exemplo a cena em que Scarlett cuida de vários doentes da guerra, o juramento que ela faz sobre a terra de Tara em meio a trilha marcante de E o Vento levou, tudo bem construído nos detalhes, nas emoções, nos diálogos intensos entre os personagens, que transformam o filme em um grande dramalhão, mas também representam bem o contexto histórico da época!





O grande destaque do elenco fica para os personagens principais, Rhett e Scarlett antagonistas perfeitos, capazes de tudo para conseguirem o que quiserem, vemos os dois matando pessoas, inventando intrigas e trapaças, porém são personagens incorretos que gostamos de torcer. Por outro lado, temos Melanie e Ashely o casal romântico, bondoso que sempre buscam as melhores decisões, além dos familiares, o casal O´hara pais de Scarlett e as escravas Prissy e Mammy que foi inclusive a primeira atriz negra a ganhar o Oscar de Melhor atriz coadjuvante pelo papel.



No próximo post, continuaremos falando sobre o clássico E o vento levou!



0 comentários:

Postar um comentário