Há tempos que tenho o desejo de fazer postagens sobre diretores de cinema, os grandes filmes têm como principal mérito o seu diretor, com estilos muito diferentes, cada um deles têm um diferencial. Decidi então começar por Steven Spielberg, um dos mais populares, que dirigiu filmes de grande sucesso e que com certeza você já deve ter visto, justamente por que é uma característica principal dele, a sua variedade de gêneros, do drama a fantasia e a ficção científica, passando pelo terror e por aí vai, separei alguns filmes principais dele, que serão apresentados de forma cronológica, para que você possa entender a evolução de Spielberg através das décadas, mas antes um pequeno resumo da sua história.
Biografia: Steven Spielberg foi criativo desde sempre,
nascido em uma família Judaica de classe média, ele ganhou a sua primeira câmera,
quando tinha apenas 12 anos, a influência dos pais na sua personalidade e todo
o incentivo que eles deram aos seus sonhos foram decisivos. Aos 19 anos, ele
iniciou o seu curso de cinema na Universidade da Califórnia, em seguida filmou
o seu primeiro curta Amblin com 22 anos, o que proporcionou a sua entrada na
Universal Estúdios, o que o fez alcançar sucessos no cinema cada vez maiores.
Tubarão (1975): Apesar de ter alcançado sucesso no cinema pelo suspense encurralado de 1971, a primeira grande obra de Spielberg foi de fato tubarão, tendo um orçamento estrondoso e uma grande produção, a história é sobre um tubarão-branco, que ameaça os banhistas nas praias da Nova Inglaterra. A forma como a narrativa é construída, a tensão que vai crescendo a cada momento até o clímax do filme, o domínio das técnicas e a perfeição no tom do filme, o tornaram um dos principais clássicos cult e um sucesso de bilheteria, muito por conta do trabalho difícil de Spielberg nas gravações.
Contatos imediatos de terceiro grau (1977): No final dos anos 70, Spielberg deixa uma de suas principais marcas, a da ficção científica em que retrata a relação do homem com o universo, nesta história, um grupo de pessoas entra em contato com alienígenas, buscando descobrir a verdade em relação aos OVINIs, muito elogiado na época pela sua fotografia, edição de som e claro, pelo trabalho de direção.
Os caçadores da arca perdida (1981): Aqui Spielberg mais uma vez mostra a sua versatilidade em filmes de diversos gêneros, no primeiro sucesso da saga Indiana Jones. Além de lançar um dos personagens mais icônicos do cinema, o filme também acerta na aventura dosada com humor, não perdendo o seu tom em nenhum momento, os cenários e os obstáculos a cada cena da produção, tornam este filme, mais um clássico do diretor.
ET – O extraterrestre (1982): No ano seguinte, Spielberg volta ao campo da ficção científica, mais com uma pegada diferente, aqui a vida alienígena é observada pelo espectador, através da amizade entre um garoto e um extraterrestre. O filme é elogiado por conseguir cativar pessoas de todas as idades e também pela forma delicada e sensível como é conduzido pelo diretor, rompendo as barreiras entre a realidade e a ficção, além disso o conceito do filme, envolve um amigo imaginário que Spielberg criou após o divórcio dos pais nos anos 60, o que tornou a direção ainda mais significativa para ele, no mesmo ano ele trabalha como produtor em Poltergeist, outro grande sucesso que mistura ficção e terror.
A cor púrpura (1985): Após ter trabalhado como produtor em outros filmes leves como De volta para o futuro e Gremlins, Spielberg dirige o drama a cor púrpura, uma produção épica protagonizada por Whoopi Goldberg, onde ela vive uma jovem negra no início do Século XX nos Estados Unidos. A direção mais uma vez é incrível, retratando as emoções, a solidão e a tristeza no rosto dos personagens e o sofrimento que ela vive ao longo da história.
Não perca o próximo post, pois continuarei relembrando outras obras de grande sucesso de Steven Spielberg , inclusive as mais recentes!!
Veja Também:
0 comentários:
Postar um comentário