Quando se fala em cinema da atualidade, existem alguns diretores que são realmente essenciais, James Cameron é um deles, responsável por alguns sucessos milionários das últimas décadas , ele é pioneiro nos quesitos efeitos especiais, inovação , tecnologia e grandiosidade. Tendo recordes de desempenho principalmente nos Estados Unidos, a sua carreira reflete muitas paixões da vida do diretor, o cinema, a tecnologia e a criatividade, vamos falar no post, um pouco mais sobre a sua trajetória e os filmes que o consagraram como um dos melhores diretores atuais:
Biografia: Nascido no Canadá, James é filho de uma enfermeira e de um engenheiro, sua família se mudou para a Califórnia nos anos 70, onde ele adquiriu a sua paixão por cinema, visitando muito os arquivos cinematográficos da University Of Southern Califórnia. Formando-se em filosofia na Universidade de Toronto, Cameron passou a trabalhar como caminhoneiro, escrevendo em suas horas vagas, ao assistir o primeiro filme da saga Star Wars em 1977, decidiu de vez trabalhar na indústria cinematográfica, aprendendo novas técnicas de filmagem e inventando um modelo de minicâmera, com pouco orçamento começou a trabalhar e produzir filmes como Mercenários das galáxias e fuga de Nova York, no início dos anos 80 a sua carreira deslanchou de vez.
O exterminador do futuro 1 e 2: Em 1984, Após ter dirigido a continuação de piranha, James Cameron realiza nos anos 80, a direção de um dos maiores clássicos, simplesmente o filme que revelou Arnold Schwarzenegger sendo um estrondoso sucesso pela inovação em seus efeitos e a tecnologia utilizada de forma ousada. Contando a história de uma sociedade futurista onde a raça humana está em extinção e um poderoso cyborg é desenvolvido para causar destruição aonde passa, a continuação o exterminador do futuro 2 se tornou um sucesso ainda maior, trazendo efeitos visuais mais refinados.
Aliens – O resgate (1986): Dando continuidade ao clássico da ficção científica Alien, o 8º passageiro, Cameron conseguiu complementar a produção de uma forma muito grandiosa como é comum em seus filmes, uma naturalidade e uma pegada de ação e terror assim como no anterior. A tenente Ripley é encontrada em uma cápsula de fuga e descobre que o local onde estava sua nave foi colonizado e ela decide retornar para salvar famílias, mas terá que enfrentar centenas de alienígenas.
O segredo do abismo (1989):Continuando na área do SciFi, James Cameron dirige essa história de encher os olhos, sobre uma equipe de uma plataforma civil de petróleo que precisa tentar salvar o USS Montana, um submarino que afundou com 156 tripulantes, com um furacão se aproximando tudo vira uma corrida contra o tempo para que possam conseguir chegar ao local, a equipe da plataforma precisa realizar o salvamento, mas uma espécie aquática alienígena também pode ser um perigo. O filme impressiona pela sua estética e pelos efeitos visuais.
A verdade da mentira (1994): Mais um filme do diretor com Arnold Schwarzenegger, fugindo um pouco da ficção, aqui se trata de uma mistura deliciosa de aventura com espionagem, onde o diretor também mostra a sua versatilidade, um agente secreto que possui uma vida dupla e espiona a sua própria esposa, envolvendo ela e a filha em um caso de terrorismo. Um filme estilo dos anos 90 que conta também com a atriz Jamie Lee Curtis, um típico longa de aventura bem dirigido e com boas cenas de ação.
Titanic (1997): O principal clássico do diretor, sendo uma das maiores bilheterias da história do cinema, surgindo de um enorme fascínio de Cameron por expedições marítimas, ao buscar saber mais sobre os destroços do navio, o objetivo dele não eram fazer um filme mais mergulhar até o naufrágio. Porem, a mente do diretor foi muito além e trouxe um dos filmes épicos mais grandiosos para o cinema, o longa gigantesco acompanha a viagem fatídica do Navio Titanic em 1912 do ponto de vista da personagem Rose, uma jovem rica que se apaixona por Jack, um artista pobre que conseguiu a passagem do navio em um jogo de cartas, os dois vivem um romance impossível na primeira parte do filme, enquanto na segunda vemos a forma como o naufrágio acontece em efeitos especiais que trazem um realismo incrível, nunca uma tragédia foi contada de forma tão intensa.
Avatar (2009): No final da década passada Cameron dirigiu outro sucesso que está no top 5 de filmes mais lucrativos do cinema, apesar do roteiro para mim não impressionar muito, a direção aqui faz toda a diferença, contando a história do mundo alienígena de Pandora, onde existem seres aparentemente primitivos, mas que são muito evoluídos, os avatares foram criados com o objetivo de serem corpos biológicos controlados pela mente humana. O destaque aqui então são os efeitos visuais proporcionados pela direção, trazendo a tecnologia avançada da visualização em 3D, a continuação do filme foi feita com o objetivo de estreiar este ano mas foi adiada por conta da Pandemia.
James Cameron é realmente um diretor incrível, marcando a nova geração do cinema e trazendo filmes épicos e originais, sejam pela sua história ou pela sua estética visual, em um momento de roteiros previsíveis, ele com certeza se destaca trazendo grandes histórias para o cinema!!
Veja Também:
0 comentários:
Postar um comentário