sexta-feira, 13 de abril de 2018

Musicas Inesquecíveis: Imagine!


John Lenon tinha uma capacidade incrível de composição e escreveu essa obra prima que nos remete a um mundo perfeito sem violência, ganância, somente o amor, quem de nós nunca sonhou em viver somente em paz? Apenas aproveitar a vida do jeito que ela é sem competição ou inimizade? É tudo o que queríamos não é mesmo? O artista conseguiu transpor todos esses desejos em apenas uma única música, genial.





Música: A produção aconteceu entre John e Yoko sua mulher, se tratava de uma declaração política e comercial também, aconteceu nos estúdios de Som Ascot, aparentemente não teria arranjos ou algo do tipo, se trataria apenas de experimentar sons diferentes até achar o ritmo ideal, Lenon e Nicky Hopkins tocavam diferentes oitavas em um piano, foram gravadas três tomadas e a segunda foi escolhida, a versão final teve Lennon no piano e nos vocais, Klaus Voorman no baixo, Alam White na bateria e os Flux Fidders nos instrumentos de corda.




Letra: John Lenon começa a música imaginando um País onde não existem religiões, Países ou posses , segundo ele as principais causas de problema, onde as pessoas vivem somente o hoje, depois ele fala sobre os conflitos provocados pela guerra entre matar ou morrer, e um mundo sem nações onde todos vivam somente em paz, ele se diz um sonhador e imagina que todas as pessoas se tornem unidas, um mundo sem ganância , posses ou fome,  e propões a ideia de que imaginar tudo isso seja o primeiro passo para a mudança.






Contexto e criação: Se trata de uma das melhores performances do artista em parceria com a sua esposa Yoko, claro que possui fortes críticas as religiões, as guerras e a falta de amor presente no mundo, mas não deixa de ser uma das músicas mais icônicas e reflexivas da história, segundo estudos havia um contexto de guerra fria entre os anos 60 e 70 , a partir do lançamento do livro Grapefruit lançado em 1964  por Yoko que surgiu a inspiração para a música.






O livro com uma série de poemas de Yoko inspirou grandes partes da música, porém tinha uma influência forte de Could Piece e de um livro de orações inventando assim uma hino de humanidade sobre o desapego entre os bens materiais, foi classificada pela Rolling Stones como a 3º melhor música de todos os tempos.



                                   Veja Também:



   







0 comentários:

Postar um comentário