O cineasta Francis Ford Coppola, transformou a sétima arte redefinindo-a, conhecido principalmente por dirigir aquele que é considerado por muitos como o melhor filme de todos os tempos, o poderoso chefão. Porém, existem outros clássicos incríveis pelos quais é um diretor consagrado, mas a história dele é conturbada, com uma infância difícil, nascido em 1939, cresceu no bairro do Queens em Nova York, o pai era músico e a mãe atriz, ele teve poliomielite aos 9 anos , ficando quase um ano de cama, exercendo ali a sua criatividade.
Ele costumava nesse tempo sozinho criar engenhocas, brincando com marionetes e imaginando suas próprias histórias e personagens, pensou em seguir carreira no teatro, mas ao ver o filme Outubro de Sergei Eisenstein mudou completamente o seu pensamento. Estudou na UCLA, fazendo pequenos filmes, nos anos 60 realiza e escreve roteiros de produções de baixo orçamento, como Os amantes de nudismo e Demência 13, iniciando sua carreira ao dirigir a versão cinematográfica do musical O caminho do Arco-íris com Fred Aistare.
Coppola fez parte do movimento chamado de A nova Hollywood,
junto de Briam de Palma, George Lucas, Martin Scorsese e Steven Spielberg, seu
estilo se tornou marcante pela identidade nas telas. Cada cena possuía uma
caracterização original, própria e pensada com detalhes, além de tomadas longas , com diálogos extremamente bem construídos, vamos falar agora de alguns de seus clássicos:
O Poderoso Chefão (1972): Não há palavras para descrever a incrível linguagem narrativa deste filme de fato é um grande marco do cinema, contando com nomes como Marlom Brando e Al Pacino em suas melhores performances. A história acompanha Don Vito Corleone, o chefe de uma família de mafiosos, que vê os seus negócios mudarem de rota ao serem assumidos por seu filho mais novo, de fato a produção é uma aula de cinema, seja pelos diálogos bem desenvolvidos, a direção que representa bem a estética tradicional da família Corleone e as interpretações, repleto de cenas icônicas como a do batizado que é a minha favorita.
A conversação (1974): Apesar de ser pouco lembrado, também é uma obra muito elogiada de Coppola, contando a história de Harry Caul, um especialista em escutas que é contratado para seguir um casal e gravar suas conversas. Ele descobre através delas um mistério que envolve um grande crime, premiado no Festival de Cannes, a narrativa se tornou um sucesso de crítica.
O Poderoso Chefão – parte 2 (1974): O segundo é tão bom e aclamado quanto o primeiro, acompanhamos nele a interpretação de Al Pacino novamente como Michael Corleone, ele assume os negócios do pai, é impressionante vermos o quanto o personagem dele se tornou ainda mais frio do que no primeiro filme. Em paralelo a isso, o filme traz Robert DeNiro como Vito Corleone mais jovem, abordando a sua luta para manter sua família e como ele se tornou um poderoso mafioso.
No próximo post, continuarei falando sobre os filmes de sucesso de Francis Ford Coppola!!
Veja Também:
0 comentários:
Postar um comentário