segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Mulan: Uma aventura sobre honra e coragem!!

 As Live Actions da Disney têm sido de fato uma nova aposta da marca para atrair um público maior, algumas dos últimos anos acabaram apenas relançando as mesmas histórias em longa metragem como é o caso de Aladdin e  a bela e a fera, outras conseguiram trazer novos olhares sobre as animações clássicas como Dumbo e Malévola que gostei muito. A Live Action de Mulan de fato me surpreendeu, fugindo um pouco do desenho original, acredito que a produção se baseia mais na lenda Chinesa, trazendo elementos incríveis de sua cultura nas cenas belas, emocionantes e na trilha sonora que acompanha a jornada da heroína.

 

Resumo: Dirigido por Niki Caro, o filme gira em torno da lenda da guerreira Mulan, uma jovem de origem Chinesa que foi criada desde sempre para  se casar e ter uma família, porém ela nunca se encaixou nesses padrões, quando um decreto imperial exige que cada homem de uma família precisa servir no exército, ela se se apresenta no lugar do pai doente. Ao longo do filme acompanhamos a jornada da garota descobrindo a si mesma e arriscando a sua própria vida pela nação.

Baseado no poema A balada de Mulan do Século VII, o filme possui muitas diferenças em relação ao desenho  de 1998, a começar em relação aos personagens, a presença do dragão Mushu um dos personagens principais e divertidos do desenho, no filme Mulan apenas possui um representante espiritual dos seus ancestrais e não há a participação do personagem. O longa também retirou as cenas musicais que faziam parte da animação e deu um tom mais dramático a guerra o que pra mim se tornou um ponto muito positivo

De fato a história não têm a linguagem infantil do desenho, mas possui como mérito as homenagens em relação aos filmes Chineses e a própria cultura, o que é possível ser observado nas cenas de luta e na aldeia, onde a tradição é muito presente na vestimenta dos personagens e na fotografia do local. Algo que também gostei muito foi a pegada feminista dada a heroína, de fato vemos uma jovem sonhadora, forte e carismática bem interpretada por Liu Yifei, a personagem  sempre teve habilidades diferentes das mulheres com quem convivia, vemos ao longo do filme a descoberta da própria identidade que ela vive, tendo como um momento decisivo o encontro que possui com a vilã Xianniang, que aos poucos vai sendo revelada uma mulher que também foi vítima de uma sociedade machista.

As cenas de lutas e batalhas são de encher os olhos, prendendo de fato a atenção, a fotografia é muito presente nisso, combinando o momento real e intenso vivido por Mulan, com elementos fantasiosos. As canções presentes na animação são colocados no filme  de maneira sutil em algumas cenas, porém a trilha sonora têm como destaque as canções Loyal Brave True de Christina Aguilera e Reflection, de fato o filme conseguiu superar as expectativas, trazendo uma imersão e uma aventura mais bela e heroica do que a original.

 

Veja Também:

Dumbo

 

0 comentários:

Postar um comentário