segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Musicas Inesquecíveis: Yesterday!

“Yesterday, all that problems seem so far away, now i need a place to hideaway, oh i believe in Yesterday”, se você tivesse que falar a época da sua vida que mais sente falta qual seria? , para mim é a minha infância, talvez eu nunca mais tenha o que tive naquela momento da minha vida, não saber o que são problemas, não se decepcionar com ninguém, não ter com o que se preocupar, o sonho que cada criança vive sem perceber. A musica dos Beatles é imortal por esse motivo, nos leva a aqueles dias que nos fazem falta e sobre um passado onde tudo era melhor.




Musica: O ritmo é simples e não tem grandes performances, apenas um integrante da banda que compôs tocando uma guitarra acústica de cordas de aço e um quarteto de cordas, a melodia é constante provocando uma disjunção, começando o primeiro verso em Fá maior, diminuindo até um Lá maior, até chegar em Ré menor , recurso utilizado por John Lenon e Paul MacCartney , já a segunda parte se inicia em Mi menor e vai se transformando rapidamente em Lá maior , até que se encerra com a tonalidade do início.



Letra: A composição se inicia com um lamento do autor sobre a época em que todos os problemas pareciam distantes e hoje ele não tem mais coragem, dizendo acreditar nos tempos de outrora, afirma também não ser o mesmo de antes e sentir como se uma onda de coisas ruins tomasse conta de sua vida, também relata suas dificuldades no amor, e o triste remorso de ter deixado a pessoa amada ir embora sem saber ao menos o motivo ou o que fez de errado.





Performance: Não se sabe ao certo como a música foi gravada , uma das versões diz que Paul MacCartney a interpretou sozinho, e que os integrantes tentaram utilizar vários instrumentos em sua composição , foram usadas duas tomadas e o vocal de Paul, o lamento na voz dele nos permite uma profunda identificação e reflexão , e ao mesmo tempo uma sensação de nostalgia.






Contexto: Segundo os biógrafos a letra apareceu de um sonho que MacCartney teve enquanto dormia na casa de sua namorada, no início o Beatle achou que se tratava de uma cópia, e que já tinha ouvido aquela melodia em outro lugar, por isso demorou muito até que ele a terminasse, mas ela foi finalizada em junho de 1965 durante as férias que ele teve em Lisboa. Se tornou a música mais regravada da história e também um clássico da Cultura Pop.






0 comentários:

Postar um comentário