segunda-feira, 6 de julho de 2020

Diretores marcantes do cinema: Martin Scorsese!!

Hoje irei falar sobre mais um diretor marcante do cinema, Martin Scorsese é um cineasta memorável, que apesar de produzir filmes de todos os gêneros, ficou conhecido por seu estilo, que foca em  assuntos muito profundos e abrangentes, perturbadores e com personagens incríveis que proporcionam grandes reflexões. Robert De Niro se tornou um ator muito reconhecido por Scorsese chegando a atuar em 7 de seus filmes. Tocando em temas polêmicos e sensíveis, a violência urbana ou a máfia por exemplo, foram algumas das reflexões trazidas por ele em seus filmes.

 

Biografia: Filho do Sr e Sra Scorsese, quando criança ele queria ser padre, mas se afastou um pouco da religião em sua juventude quando foi atraído pelo mundo espetacular do cinema, frequentando a escola de cinema da Universidade de Nova York, começou a produzir filmes curtos. O seu primeiro filme sério foi Quem bate a minha porta? (1968), que ele fez junto com seu colega de escola Harvey Keitel, se tornando conhecido entre os cineastas dos anos 70, quando foi apresentado a Robert De Niro de quem se tornou amigo íntimo, em 1972 surgiu a sua primeira grande chance, quando dirigiu sexy e marginal, oportunidade que veio do produtor Roger Corman, a partir daí a sua carreira deslanchou. Agora vamos citar algumas de suas principais obras:

 

Caminhos perigosos (1973): Um dos primeiros filmes dirigidos por Scorsese, já traz muito do seu estilo, contando a história de uma família Italiana que se envolve no crime organizado, Charlie trabalha ao lado de seu tio, um mafioso que ganha a vida realizando cobranças, porém ele não nasceu para o crime e deseja ter uma vida melhor com a sua namorada, é quando seu melhor amigo Jonny interpretado por Robert De Niro o envolve em uma dívida de jogo. A trila sonora marcante de Rock e o seu tom moderno para os anos 70, o tornaram um filme memorável.

 

Taxi Driver (1976): Talvez o maior clássico do diretor, muito elogiado até hoje pela interpretação incrível de Robert De Niro, como um motorista de táxi de Nova York que vive em uma grande solidão em meio ao caos da cidade, quando começa a trabalhar a noite, ele desenvolve um sentimento de revolta pela miséria, a violência, a prostituição que ele encontra a sua volta, movido por esse desolamento, ele planeja um ataque contra o Senador. A ansiedade e a perturbação do personagem simboliza até hoje a perda de humanidade em meio a violência urbana, tudo graças a incrível direção de Scorsese, o final deixa margem para algumas interpretações.

Touro Indomável (1980): Após o filme musical New York, New York que não foi tão bem recebido pela crítica, Scorsese foge um pouco do seu estilo e dirige um filme clássico de esporte, protagonizado mais uma vez por Robert De Niro. Baseado em fatos reais, ele conta a história de Jake LaMotta, um boxeador que coleciona muitas vitórias, mas sofre consequências ao longo de sua vida, devido ao seu temperamento violento e autodestrutivo que afeta todas as pessoas ao seu redor.

 

O rei da comédia (1983): Tendo Robert De Niro e Jerry Lewis nos papéis principais, o filme possui um tom de humor negro, sendo muito semelhante ao suspense Coringa do ano passado, já que assim como o personagem principal, o personagem de De Niro é um aspirante a comediante disposto a tudo para chegar ao sucesso e ao reconhecimento. Chegando a sequestrar um apresentador de TV para exigir a participação em seu programa, é uma ótima comédia dramática.

 

Os bons companheiros (1990): Após outros sucessos como o suspense depois de horas e o polêmico a última tentação de Cristo que buscou retratar Jesus de uma forma humanizada, Scorsese dirigi o clássico do cinema que é um dos grandes filmes de máfia. Henry Hill é um garoto do Brooklyn que sempre sonhou em ser um gângster, começando a vida de crimes desde cedo ele é protegido por James um mafioso em ascensão, ele se envolve em golpes cada vez maiores e se casa com sua amante Karen Hill, conseguindo reconhecimento através do tráfico de drogas, o destaque do filme são as suas cenas fortes e diálogos marcantes.

No próximo post, continuarei falando sobre os filmes dirigidos por Scorsese, incluindo alguns mais recentes e também falarei sobre como o o seu estilo moderno e inovador sobreviveu ao longo das décadas!!


                       Veja Também:

                        Stanley Kubrick!!

0 comentários:

Postar um comentário