sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Stephen King: Livros que viraram filmes!!

O autor Stephen King é um mestre quando se fala em suspense e terror, nascido em Portland no Maine, ele teve uma infância pobre e passou por dificuldades financeiras, muitas experiências que teve na infância influenciaram em suas obras, tendo boatos de que isso teria também causado o seu lado negro e sua grande paixão pelo terror. Quando adulto se casou e chegou a morar com a sua família em um trailer, começando a escrever histórias curtas , quando se consagrou e seus grandes sucessos literários chegaram a vender mais de 400 milhões de cópias. Vamos saber um pouco mais hoje sobre algumas de suas principais adaptações:

 

Carrie – a estranha (1976): O primeiro livro de Stephen King, o que pouco se sabe é o fato de que ele começou a escrever, mas não gostou e jogou tudo no lixo, mas sua esposa achou os escritos e o incentivou a voltar atrás. A história que lhe deu notoriedade é sobre uma jovem que possui poderes psíquicos, ela é discriminada por toda a escola, enfrentando também a repressão pela mãe religiosa, esses poderes acabam vindo a tona no baile de formatura da escola, a primeira versão para o cinema é de Brian de Palma, porém Carrie já foi adaptada mais duas vezes.

O Iluminado (1980): O grande clássico do terror é também a adaptação mais odiada pelo próprio Stephen King, protagonizado por Jack Nicholson, sobre uma família que se muda para um hotel assombrado a trabalho, o isolamento no local acaba trazendo terríveis consequências, principalmente para o pai Jack. Os motivos pelos quais King não gosta do filme, são pelo fato das transformações na personalidade de Jack e de Wendy, que mudam muito em relação ao livro e segundo ele são muito rasas no filme.

Cujo – O cão raivoso (1983): Após a adaptação de Creepshow, a história do livro Cujo foi para o cinema, sobre uma família que possui uma vida pacata, mas que se torna vítima de algo terrível, ao ficar presos em um carro, mãe e filho precisam escapar de um São Bernardo raivoso. Apesar de não ser um filme incrível, a história é boa pela forma como a tensão vai aumentando aos poucos do meio para o final, os conflitos dos personagens são menos abordados no filme do que no livro.

Christine – O carro assassino (1983): Outro filme de terror que segue o estilo de Stephen King, ao acompanhar aos poucos as mudanças de características dos personagens, sobre um adolescente impopular da escola que se apaixona perdidamente por um carro, se tornando para ele praticamente um símbolo sexual. Já vi várias vezes esse filme, gosto bastante da forma como a personalidade do adolescente fica cada vez mais sombria, deixando de lado os amigos, a família e vivendo somente para o carro.

Conta Comigo (1986): Meu filme favorito baseado em um conto do livro As quatro estações que eu também acho uma das suas melhoras obras, sendo um de seus sucessos que foge do terror, um drama sobre quatro crianças de uma cidade do Oregon que partem em busca do corpo de um garoto desaparecido. A história é intensa, com momentos tensos como quando os garotos entram em um lago com sangue sungas, ou emocionantes pela forma como a amizade deles é forte, a cena do trem foi tirada da própria infância de Stephen King, assim como outros detalhes da história.

Cemitério Maldito (1989): Outra adaptação que veio a partir da própria infância de Stephen King, sobre uma família que se muda para uma nova casa ao lado de um cemitério de animais, coisas estranhas começam acontecer quando um gato que é enterrado no cemitério volta a vida. A ideia veio de um gato de King que morreu e ele o enterrou, pensando em como seria se ele voltasse a vida veio a ideia para a história, eu gosto muito da ambientação e a forma como os traumas e medos dos personagens são abordados tanto no livro, quanto no filme.

Recomendo para você assistir qualquer uma dessas adaptações, no próximo post continuarei falando sobre outras obras de sucesso de Stephen King!!

                            Veja Também:

                      Stephen King - parte 2

0 comentários:

Postar um comentário