Hoje iremos falar do cineasta considerado o mestre do suspense , ao longo de sua carreira ele desenvolveu filmes cult com características muito originais, entre esses principais traços presentes em suas obras estão: As músicas tensas que se encaixam perfeitamente nos momentos sombrios das narrativas, os planos e enquadramentos que permitem ao espectador uma certa imersão na história, o Plow Twist utilizado muito hoje em dia nas grandes séries, se tornou algo marcantes nos filmes antigos de Hitchcock, assim como o cenário de mistério onde geralmente um crime precisa ser desvendado, o que é sempre revelado aos poucos em pequenos detalhes para o espectador, por isso o cinema de Hitchcock é até hoje copiado e serve de referência para a cultura pop.
Biografia: Nascido em Londres no final do Século passado, ele teve uma infância solitária e disciplinada, uma formação Católica chegando a estudar em um centro Jesuíta onde estava sujeito a métodos extremamente rigorosos. Sendo assim, crescendo com essas noções de certo errado o diretor colocou muito de suas frustrações como elementos de seus filmes , mais tarde se tornaria obcecado por julgamentos e investigações criminais, chegou a estudar engenharia, depois surgiu a sua paixão por cinema e ele trabalha inicialmente na produção de diversos filmes, mas seu sucesso em Hollywood começa com Rebecca – a mulher inesquecível em 1940, vamos falar agora sobre alguns de seus filmes essenciais:
Rebecca (1940): O primeiro suspense do cineasta que consagrou sua carreira em Hollywood é uma mistura de romance e suspense, sobre uma garota muito pobre que se casa com um nobre inglês muito rico, mas que ainda é atormentado pelas lembranças de sua esposa falecida Rebecca. Quando os dois passam a morar juntos, a protagonista se instala na mansão, enfrentando a resistência dos empregados em aceitá-la e aos poucos descobre segredos sobre o passado do marido.
A sombra de uma dúvida (1943): Hitchcock admitiu que este é um dos seus filmes favoritos, o personagem Charlie Oakley é um assassino de viúvas, ele vai morar com alguns parentes para poder fugir de seu último crime. Sua sobrinha Charlie possui um profundo respeito por ele, mas ao começar a perceber que o tio age de maneira estranha, ela passa a investigar e descobrir o seu lado sombrio.
Interlúdio (1946): Uma trama de espionagem, quando um homem Alemão é condenado, sua filha passa a se refugiar em bebidas, mas se aproxima de um agente do governo que a convence a se tornar uma espiã no Rio de Janeiro, onde os amigos nazistas de seu pai estão. Porém, ela se casa com um espião Nazista, mas mantém uma relação com o seu contato do governo americano.
Festim Diabólico (1948): Um dos melhores filmes de crimes de todos os tempos, famoso também por ser um dos primeiros a utilizar a técnica do plano sequência. A história acompanha dois jovens que assassinam um colega para provarem que são capazes de colocar em prática um crime perfeito, para mostrar ainda mais a sua esperteza, eles escondem o corpo em um baú e promovem uma festa convidando pessoas próximas do morto, o filme todo é tenso pois a qualquer momento o corpo do homem pode ser descoberto.
Pacto sinistro (1951): Outra trama sinistra, dois homens se conhecem em um trem quando decidem fazer um acordo, um deles odeia o pai e o outro deseja se divorciar da ex-esposa para assumir um novo relacionamento. Um propõe então matar o desafeto do outro, para que possam conseguir viver uma vida livre novamente, porém o plano pode ter consequências desastrosas.
No próximo post, falaremos de mais alguns clássicos atemporais de Alfred Hitchcock!!
Veja Também:
0 comentários:
Postar um comentário