O cinema sempre foi um meio utilizado para discutir temas sociais, assuntos que muitas vezes são tratados como tabu e que a sociedade busca esconder, mas os filmes fazem questão de falar, trazendo visibilidade sobre eles. O racismo é um deles, durante muito tempo Hollywood além de não falar sobre isso, acabou reforçando estereótipos em relação ao preconceito contra pessoas negras, porém ao longo dos anos, muitos filmes souberam abordar este assunto de forma séria e trazer representatividade para um movimento social e político no qual é tão necessário falarmos atualmente, vamos relembrar alguns deles no post:
O sol é para todos (1962): Uma das obras mais elogiadas da história, baseado no livro de Harper Lee que sofreu muita censura nos EUA, sobre uma cidade do Sul da América nos anos 30, quando um homem negro é acusado de estuprar uma jovem branca. Atticus é um advogado honesto que aceita defendê-lo, contrariando toda a cidade, apesar de ser um drama pesado, a história é mostrada de maneira inocente pela perspectiva de duas crianças, os filhos do advogado.
No calor da noite (1967): Sydney Poitier protagonizou excelentes filmes que abordam a questão racial, como ao mestre com carinho e adivinhe quem vem para jantar, mas de fato esse é um dos melhores. Um longa policial que conta a história de Virgil, um negro que é preso em uma estação de trem de Mississipi, acusado de homicídio, mas a situação muda de figura quando o xerife descobre que ele é um detetive da polícia de Filadélfia, na verdade ele irá ajudar na investigação do caso.
A cor púrpura (1985): O clássico acompanha a vida de Celie protagonizada por Whoopi Goldberg, uma mulher negra que passa por uma série de violências durante toda a sua vida, principalmente pelos homens com quem convive. A começar pelo pai na adolescência, em seguida pelo marido, tendo poucos amigos, ela escreve cartas para se sentir menos solitária e alimenta o sonho de um dia reencontrar sua irmã na África, as questões raciais e sociais são muito bem retratadas nesse filme, assim como o machismo.
Mississipi em chamas (1988): Um filme que aborda as lutas políticas e raciais dos direitos civis, acompanhando a investigação conduzida por dois agentes do FBI, em relação a morte de militantes dos direitos civis. As vítimas viviam em uma pequena cidade dos EUA, em um momento onde a segregação racial dividia brancos e negros e a violência contra a comunidade Afro-Americana era cotidiana.
Faça a coisa certa (1989): Dirigido por Spike Lee, sobre o dono de uma pizzaria no Brookllyn, frequentada por negros e latinos em uma das áreas mais pobres de Nova York, o homem decora seu ambiente de trabalho com fotografias de alguns de seus ídolos. A freguesia começa a se desagradar, pelo fato de não existirem artistas negros na parede, o local começa a então se tornar motivo de ódio para os moradores do bairro.
Conduzindo Miss Daisy (1989): Se passando em Atlanta em 1948, quando uma senhora Judia de 72 anos sofre um acidente de carro e por isso é obrigada a se locomover com um motorista. O homem interpretado por Morgan Freeman é negro, gerando uma série de preconceitos culturais e raciais da senhora com o homem, porém ao longo de duas décadas os dois se tornam grandes amigos.
Homens de honra (2000): O filme possui duas interpretações incríveis, Cuba Gooding Jr como um jovem de família negra e pobre, que possui o sonho de entrar para a marinha e Robert De Niro como o instrutor preconceituoso que fará de tudo para que ele não consiga realizar esse sonho. Um dos melhores longas sobre superação, vemos o personagem passando por diversas situações difíceis por ser o único negro no exército, sendo impressionante a sua determinação.
Cidade de Deus (2002): Um dos filmes Brasileiros mais elogiados no exterior, por abordar a violência nas periferias, o personagem Buscapé vive na Cidade de Deus, uma favela carioca conhecida por ser um ambiente hostil, vivendo com medo de se tornar um bandido. Ele descobre porém, a paixão pela fotografia, buscando através da câmera analisar o dia a dia do local em que vive.
No próximo post, irei falar sobre os filmes mais recentes que abordaram o racismo, não perca!!
Veja também:
Representatividade negra - parte 2!!
0 comentários:
Postar um comentário