segunda-feira, 8 de junho de 2020

Diretores marcantes do cinema: Stanley Kubrick!

Após a nossa primeira postagem sobre diretores, onde falamos sobre Steven Spielberg e os os filmes populares que fazem parte do seu catálogo misturando diversos tipos de gêneros, hoje iremos falar sobre um dos diretores mais geniais. Stanley Kubrick foi um cineasta extremamente detalhista em seus filmes, ultrapassando as limitações que existiam no cinema da época e deixando grandes obras primas , ele assumia um controle sobre todos os processos de filmagem de suas produções já que havia trabalhado como fotógrafo, quase todos os seus filmes foram adaptações de contos ou livros, envolvendo realismo, humor negro e a utilização da musicalidade como uma presença marcante.

Biografia: Stanley nasceu em Nova York em 1928, filho de um casal de Judeus, apesar da família religiosa Kubrick sempre se disse ateu. Ele não ia muito bem na escola, mas era muito criativo , se tornou um especialista em xadrez e ganhou uma câmera do pai, quando jovem se decidiu ser fotógrafo e trabalhou para a revista Look, começou a fazer os seus primeiros curtas metragens aos 22 anos , inicialmente trabalhos amadores, com a ajuda financeira do pai ele dirigiu seu primeiro filme Medo e desejo em 1953, porém foi com o sucesso o grande golpe que a sua carreira no cinema começou a alcançar reconhecimento e suas principais técnicas começaram a aparecer, vamos agora falar de alguns dos principais filmes dirigidos por ele:

 

Glória feita de sangue (1957): Um dos primeiros filmes do diretor, um drama comovente que se passa na Primeira Guerra Mundial, quando um general Francês, planeja um ataque suicida a soldados Alemães nas trincheiras, porém o plano acaba em tragédia. Para esconder a participação sua no ataque, o general escolhe três soldados que serão culpados pelo crime para serem condenados a morte, o filme é uma crítica ácida a hipocrisia da guerra em sua glória, a música acompanhada a algumas cenas tristes e as técnicas de câmera do diretor, tornaram este filme um clássico.

 

Spartacus (1960): Uma história épica, diferente do estilo dos outros filmes de Kubrick, conta a história do escravo Romano que busca a sua liberdade, vendido para o seu treinador Batiatus, que deseja transformá-lo em um gladiador. Após muito tempo de treino, Spartacus é levado para lutar em um arena, mas se revolta contra os seus donos e lidera os outros escravos em uma grande rebelião, o destaque são as cenas bem executadas e a bela construção da época.

 

Lolita (1962): Um dos filmes mais polêmicos baseado no romance  de Vladmir Nabokov, sobre o relacionamento incestuoso de uma garotinha  e o seu padrasto, que tenta seduzi-la a qualquer custo, chegando a se casar com a mãe de Lolita, para poder se aproximar dela. Apesar de ser um filme muito caliente, o diretor consegue criar uma tensão sexual que não é explícita, que nos faz criar empatia pelos personagens e acompanhar de forma gradual a obsessão cada vez maior de Humbert pela garota, mérito é claro, das cenas de suspense bem conduzidas.

 

Dr Fantástico (1964): Entrando já agora em uma das obras mais antológicas do diretor, aqui ele consegue trazer o seu estilo narrativo de humor negro irônico e causar grandes polêmicas ao ridicularizar a guerra fria, além de trazer grandes inovações tecnológicas para época. A história é sobre uma briga entre os EUA e a União Soviética, envolvendo cenas divertidíssimas ao estilo pastelão, destaque para a guerra de tortas entre os Americanos e os Soviéticos, a construção dos cenários escuros e claustrofóbicos do filme também foram um dos pontos marcantes do estilo do filme criados pelo diretor.

No próximo post, irei falar sobre os grandes clássicos de Stanley Kubrick, que ganharam muitos prêmios, são elogiados e referenciados até hoje em diversas outras obras!!

 

                    Veja Também:


  Diretores marcantes do cinema: Steven Spielberg!!

 

 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário