sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Diretores marcantes do cinema: Quentin Tarantino!!

Um dos principais cineastas atuais, Quentin Tarantino possui um estilo muito próprio e por esse motivo é muito fácil identificar um filme seu: conhecido por utilizar roteiros não lineares e muita violência gráfica, personagens complexos e diálogos muito ricos e repletos de referências, com muito humor negro misturado com violência, o diretor esteve por trás de grandes sucessos do cinema, filmes intensos que são verdadeiras obras de arte.

Biografia: Nascido no Tennessee, Tarantino iniciou seus estudos de atuação na James Best Theatre Company, nos anos 80 trabalhou como balconista em uma locadora em Manhattan Beach, conhecendo o seu amigo Roger Avary que viria a trabalhar mais tarde em Pulp Fiction. Continuou seus estudos de cinema em Beverly Hills, mas dedicava o seu tempo a escrever roteiros que viria a vender mais tarde, durante uma festa em Hollywood conheceu Lawrence Bender que o incentivou a dirigir o filme cães de aluguel que se tornou um clássico violento, ajudando a consolidar a carreira de Tarantino e fazendo com que desenvolvesse outros projetos do mesmo estilo, vamos falar agora  sobre os principais sucessos do diretor:

 

Cães de aluguel (1992): Sucesso de público é crítica e também o filme que consagrou Tarantino como diretor, ele também atua na produção, a história é sobre um criminoso que reúne seis bandidos para um roubo de diamantes, um não sabe nada sobre o outro e utilizam uma cor como codinome. Porém o plano sai errado quando um deles é atingido e os bandidos precisam descobrir quem os traiu, gerando uma grande tensão e a gangue começa a se desfazer quanto todos começam a se acusar, a produção já mostra muito do estilo violento e dos personagens perigosos de Tarantino.

Pulp Fiction – tempo de violência (1994):Talvez o principal sucesso do diretor, com um roteiro não linear e repleto de diálogos com referências a cultura pop, contando três histórias paralelas mas que vão se interligando ao longo do filme: Os assassinos Vincent e Jules que trabalham para um mafioso, a de um boxeador que é sequestrado por dois estupradores e a de um casal que tenta realizar um assalto em uma lanchonete. Com atores e interpretações muito boas como Bruce Willis, John Travolta, Samuel L.Jackson e Uma Thurman, é impressionante como apesar dos personagens serem criminosos, eles são ao mesmo tempo divertidos, carismáticos, um filme incrível que nunca irá perder o seu estilo.

Grande hotel (1995): Após o sucesso de parceiros do crime e o polêmico assassinos por natureza, Tarantino dirigiu a comédia grande hotel, que aborda diversas histórias que ocorrem em uma noite de ano-novo com Ted um carregador do local, como uma irmandade de bruxas na suíte do local, crianças problemáticas em outro quarto, além de uma relação problemática e de uma aposta sangrenta. A diversidade de histórias em um mesmo roteiro é trazida mais uma vez por Tarantino, assim como em Pulp Fiction.

Um drink no inferno (1996): Escrito e também interpretado por Quentin Tarantino, não é um dos seus melhores, mas se tornou um clássico cult por misturar policial e sobrenatural, ao contar a história de dois assassinos procurados pela polícia que sequestram uma família para conseguirem fugir do Mèxico. Quando o plano dá certo, eles visitam uma casa noturna com figuras muito estranhas, até que descobrem algo além do que esperavam.

Jackie Brown (1997): Esse filme é pouco conhecido mas também possui uma bela história, sobre uma comissária de bordo que trafica dinheiro para os Estados Unidos para um vendedor de armas, ela faz um acordo com dois policiais e decide trapacear todos os que estão envolvidos no caso. Uma homenagem aos filmes com protagonistas negros dos anos 70, contando com grandes interpretações como Samuel L. Jackson, Michael Keaton e Bridget Fonda.

Kill Bill Vol. I (2003): Uma homenagem de Tarantino as artes marciais, Uma Thurman interpreta mais uma vez um grande papel, uma ex-assassina decidida a se vingar de Bill, seu ex-amante que tentou tirar a sua vida durante o casamento. As cenas de luta extremamente sangrentas e bem coreografadas são o marco da direção neste filme, além dos momentos tensos e claustrofóbicos, mais um destaque da carreira dele.

No próximo post, você vai saber mais sobre os filmes mais recentes de Quentin Tarantino, que também já se tornaram clássicos contemporâneos !!

                       Veja Também:

           Quentin Tarantino - parte 2!!

 

0 comentários:

Postar um comentário