A histórica canção da banda Legião Urbana faz parte do álbum as quatro estações composto em 1989, sendo o disco mais vendido do grupo com mais de 1,9 Milhões de cópias, o disco conta com vários sucessos como Monte Castelo, Há tempos e meninos e meninas. Porém Pais e Filhos se tornou um fenômeno e era uma das músicas mais pedidas nos shows, Renato Russo dizia no entanto que a canção o deixava triste já que fala sobre o suicídio de uma amiga dele , composta com várias camadas de guitarras e sons que sobravam como se fossem várias músicas dentro de uma só, vamos entender mais sobre o significado dessa canção que reflete tanto sobre as relações familiares:
No início da canção já é possível compreender que ela narra de forma seríssima a história de uma menina que se jogou da janela do quinto andar e por isso não há mais solução para ela, a frase dorme agora que vem em seguida é dita pelos pais que tentam consolar a garota já que agora tudo o que doía passou e foi levado embora junto com o vento. Também pode ser interpretado como um pai ou uma mãe velando o sono de um filho.
Depois o tom da música muda um pouco, acompanhamos uma criança em fase de crescimento, pedindo colo e para poder dormir junto com os pais já que estava com medo após ter um pesadelo. Porém, quando fica mais velha ela passa a não dar muita atenção a eles, o que fica claro a partir de frases como só vou voltar depois das 3 e vou fugir de casa. Mais uma transição ocorre na música, aquela criança cresceu, está pensando em ter o seu próprio filho, tentando escolher qual seria o nome mais bonito para ele.
Chega-se então ao refrão da música, a sua parte mais poderosa, deixando a mensagem de que é preciso viver e amar as pessoas como se o amanhã não existisse, já que existe somente o agora e que pode acabar a qualquer momento.
Nos próximos versos a música transmite um pouco da relação de cada um dos membros da banda com os seus pais, com frases de filhos perguntando aos pais o por que é o céu é azul ? filhos dizendo que moram apenas com a mãe, demonstrando as vivências de diferentes famílias, cada uma vivendo a sua relação do próprio jeito. Mas também de pais que estão mais velhos e, que não possuem um lar e que são cuidados pelos filhos agora.
O refrão é cantado novamente, em seguida a canção termina trazendo a reflexão emocionante de que somos tão pequenos como uma gota d’agua ou um grau de areia, na juventude é muito comum culparmos os pais por aquilo que não entendemos, porém Renato diz que na verdade eles são apenas crianças como nós, aquilo que vamos ser quando crescermos, nos tornaremos como eles um dia. Realmente é uma música intensa, que vale a pena ser ouvida e analisada muitas e muitas vezes, ela possui um significado muito especial para mim, quando a escuto lembro de tudo o que já passei com meus pais e me emociona muito, acredito que é assim com todos nós!!
0 comentários:
Postar um comentário