Continuando a postagem sobre os filmes baseados em fatos reais, que se distanciaram muito da realidade e acabaram fugindo do que realmente aconteceu:
Titanitc (1997): O clássico do cinema é cheio de inverdades em relação ao naufrágio do Titanic em 1912, a começar pela história de amor entre Jack e Rose que nunca aconteceu, mas serviu apenas para dramatizar um pouco mais a história. O fato de que a White Star Line o considerava um navio que nunca iria afundar é falso já que isso nunca foi dito pela empresa, existe também um grande distanciamento na cena em que o Titanic é mostrado praticamente de pé enquanto as pessoas despencavam, porém isso foi um pouco de exagero e há provas de que o navio não ficou daquele jeito na vida real, apesar da cena ser realmente incrível, há polêmicas também em torno dos erros cometidos pelo capitão durante o naufrágio, sendo que o filme acabou encobrindo um pouco esses fatos e o mostrando como um herói.
Mar em Fúria (2000): O filme acompanha um grupo de tripulantes de um barco de pesca comercial que se veem em meio a uma grande tempestade em alto mar com ondas gigantescas, que aconteceu no ano de 1991. Apesar de ser baseado em um livro de Sebastian Junger sobre uma catástrofe biográfica , a história nada condiz com o que realmente ocorreu, sendo que a partir do momento em que os pescadores foram para o mar, ninguém nunca mais os viu, o resto foi imaginação do diretor.
A Bruxa de Blair (1999): A história do filme é no mínimo curiosa, sobre três cineastas que desapareceram ao entrarem em uma floresta para gravar um documentário sobre uma lenda local de uma bruxa, a fama do filme foi por conta do seu estilo documentário que trouxe um novo realismo para o gênero do terror. Porém, os diretores tentaram passar a impressão de que aquilo realmente teria acontecido, colocando até mesmo anúncios na internet de que os atores estavam sendo procurados, lançando um site com relatos policiais para dar mais veracidade a história, o que realmente funcionou.
O regresso (2015): O longa que deu o Oscar a Leonardo DiCaprio é baseado em uma história real, de um caçador que foi abandonado a própria sorte e consegue sobreviver em meio a uma longa jornada em busca de vingança. O personagem Hugh Glass realmente existiu e outros personagens também, mas o filme possui alguns detalhes que não eram verdade, como o fato de ele não ter um filho e de ter perdoado os homens que o abandonaram para morrer.
Green Book – O guia (2018): O filme ganhador do Oscar, acompanha um pianista Afro-Americano de renome mundial em uma turnê pelos Estados Unidos com um motorista fanfarrão, os dois começam a ter uma ligação enquanto enfrentam uma época de segregação racial. Baseado em fatos reais a história possui diferenças algumas diferenças, a começar pela amizade entre os dois personagens que não foi tão duradoura na vida real, o guia de viagens utilizado pela população negra continha dicas de lugares em um padrão bem melhor do que o retratado no filme, os toques de recolher mostrados também não aconteciam no Sul do País naquela época.
De fato, adaptar uma história real nunca é fácil, muitas vezes os diretores e roteiristas acabarão de alguma forma mudando fatos e detalhes para torná-los mais dramáticos, emocionantes ou assustadores para o público. O fato é que o cinema sempre utiliza de alguma forma a imaginação para contar histórias, nisto é que se encontra o seu grande triunfo!!
Veja Também:
Filmes que mentiram para você - parte 1!!
0 comentários:
Postar um comentário